Darlan Gomes

 

 
Matérias:
Melhorando na Velocidade do WinXP
 

 

A TV DIGITAL

A partir desta matéria, sempre que houver um termo sublinhado significa que ele possui um link e você será redirecionado a página de maiores explicações sobre o mesmo.

Oficialmente as transmissões começaram no dia 3 de dezembro de 2007 em São Paulo. O curioso é que o brasileiro é o povo que mais passa o tempo na frente da TV, são cerca de 6h vendo TV por dia.

As transmissões analógicas vão até 2016 para as pessoas do Brasil se adequarem a TV Digital que tem o prazo de 10 anos para estar presente em todo o País.

Vamos entender o que o que é o sinal analógico, que temos hoje e o sinal digital da nova forma de transmissão para nós, em casa:

Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo sendo enviado pelo ar. hoje recebemos em nossa TV as emissoras através de ondas eletromagnéticas. podendo haver interferência de outros equipamentos eletromagnéticos causando chuviscos. E ainda dependendo da posição da antena, existe aquela famosa conversa:

"- Ta bom?

- Não, tenta virar pro outro lado!

- Ta bom agora?

- com chuvisco..."

 

 

Na Digital, o sinal também é enviado pelo ar, so que com muitos benefícios para levar à nós muito mais informação, interatividade e opções.

Se fossemos ver o que tem dentro do sinal da TV Digital que vem a nossa casa veríamos de forma gráfica a imagem ao lado. o sinal não tem mais ondas magnéticas e sim muitos e muitos códigos que formam cada linha presente em nossa TV composta de pixels.

Junto nesses códigos vêm informações e funções e aplicativos como se tivéssemos acessando nosso computador. Todos esses dados vêm em bits, como o do computador, e para recebermos precisamos de um equipamento para converter os dados e nossa TV poder exibi-los. um exemplo do funcionamento seria quando você está assistindo um programa sobre carros e se o programa da emissora permitir, você poderá copiar as informações dos modelos e até fotos, alguns equipamentos têm a entrada USB.

Então nós vamos ver imagens totalmente livres de chuviscos, fantasmas e de alta qualidade (varia de acordo com o modelo de TV) e ainda o som chega da mesma forma e no conjunto nos dão som e imagem de DVD.

Para quem mora no Rio de Janeiro , só felicidades já que as transmissões começam dia 16 de Junho de 2008 ou seja, um dia depois do término dessa matéria.

 

 

Agora tendo uma noção do que se trata, vamos as perguntas mais freqüentes:

1) Vou ter que mandar minha TV para um museu?

 Não por enquanto, como dito antes temos até 2016 para ainda ver as emissoras de modo analógico. Quanto ao equipamento, basta ter a entrada de vídeo cassete.

 

2) o que é preciso para ter a TV digital em casa.

Leva-se em consideração que TV digital não é o aparelho por si próprio, mas também como se recebe o sinal, então para nós será necessário um aparelho parecido com um DVD compacto, para fazer a conversão dos dados (bits) recebidos e a TV poder interpretar e mostrar na tela.

 

3)Poderei fazer compras pela TV?

sim. tendo um nome de usuário e senha no local que irá comprar.

 

4)Será preciso uma nova antena?

Não. só o conversor mesmo. e ele terá um controle remoto interativo.

 

5)posso usar os equipamentos de outros países que já tem TV digital?

não, cada um tem o seu tipo de sistema interno para fazer a transmissão

 

6)Eu tenho gravador de DVD, ele será obsoleto?

não completamente, poderá gravar os dados nele recebendo do conversor que deve estar instalado corretamente. e com a vantagem de uma qualidade muito maior.

 

7)A TV Digital terá internet, terei de pagar um provedor de acesso?

são coisas deferentes quando se trata da internet do computador, se preferir ter mais algumas possibilidades, terá de pagar uma assinatura.

 

8) Os canais da TV por assinatura vão aparecer na minha TV de graça?

não pois a tv por assinatura é de outro modelo de funcionamento, e isso não é do equipamento (TV).

 

9) Globo, STB, Record, Band e outros canais abertos vão continuar abertos?

Sim.

 

10)Tenho TV de plasma, precisa de mais alguma coisa?

sim, também do conversor, mas a imagem vai ser melhor reproduzida, ter melhor aproveitamento do conversor, dando mais qualidade nas TVs de plasma

 

Em resumo antes de qualquer atitude quanto a compra ou  troca equipamentos procure saber mais sobre o assunto se ainda tem alguma dúvida, assim evitará dores de cabeça.

 Procure bastante, faça pesquisa de preços de TVs ou conversores, que no final podem pesar só um pouco no bolso. O conversor está em média 300 reais.

 

Se ainda quiser, pode ver os 2 vídeos disponibilizados abaixo para possivelmente  fechar a idéia sobre A TV Digital

 

 

Olhar Digital

 

 

 

RJTV 1º Edição

 

domingo, 15 de junho de 2008


Nome – Bairro
comentário